quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29


Desde miúda que me fascina o dia 29 de fevereiro. Nunca percebi, continuo a não perceber porque razão ele existe, desconcerta-me a fugacidade da sua aparição, a sua não repetibilidade todos os anos, como os demais dias do calendário. Não conheço ninguém que tenha nascido neste dia e no entanto devem nascer bebés em todo o mundo nas próximas 24 horas, gente vai morrer, casar, divorciar-se, fazer operações cirúrgicas, assinar grandes tratados ou tomar decisões definitivas. Penso em datas mágicas, que gostamos de ver gravadas na memória e no estranho que será terem de ser celebradas com veracidade apenas de quatro em quatro anos. Amanhã viveremos uma espécie de bónus que a vida nos concede, um dia a mais neste ano de 2012. E depois, só em 2016 o mês de fevereiro será maior. É uma espécie de dia fantasma onde supostamente nada de especial deve acontecer, onde o mundo rodará normalmente sobre o seu próprio eixo sem deixar marcas ou vestígios, para não perturbar recordações futuras. Que assim seja, um dia que passe sem deixar pegadas no chão do ano, um dia que não comprometa os já tão emaranhados labirintos da memória.
Este ano é bissexto e faltam 305 dias para terminar, diz-me o Google. Por isso, a todos os meus visitantes e amigos, desejo um dia sereno.   

2 comentários:

Lídia Borges disse...

Uma tia (que já não tenho) nasceu a 29 de Fevereiro e só festejava o aniversário em anos bissextos. Morreu muito jovem, aos 74 anos.

Um beijo

Anna disse...

Estás a ver? Continuo a não conhecer ninguém...

Beijo, querida :)