domingo, 24 de fevereiro de 2008

Renascer


Tenho andado distraída. Preocupada com inúmeras coisas, atormentada com nós que não posso desatar, angustiada com ventos que não consigo travar, não tinha ainda reparado. Mas hoje reparei. Hoje olhei e vi.
No meu jardim, as azáleas estão ao rubro, explodem exuberantes em gritos de cor e beleza. A magnólia ergue-se majestosa e imponente, carregada de flores, exibindo orgulhosamente todo o seu esplendor. As estrelícias levantam a crista colorida, desafiando os céus e até a oliveira plantada há meses atrás, denuncia rebentos tenros e verdinhos, frágeis e tímidos, como que receando estar a adiantar-se ao calendário. As hortênsias vestiram os galhos tristes e secos e parecem tufos redondos de verde, lembrando cogumelos gigantescos que serão em breve o abrigo dos caracóis. Os jarros sorriem no alvor da sua candura e as orquídeas já rebentaram os bolbos debaixo da terra e espreitam com olhos cor de musgo a vida cá fora. E hoje vi as abelhas pela primeira vez. Tontas com a cor e os aromas desta natureza que renasce, volteavam e zumbiam embriagadas no morno da tarde. E já cá estão os melros, as pegas, os pardais, as rolas e os estorninhos. Vi-os e ouvi-os hoje, em danças encantadoras, perdidos nos rituais de enamoramento e em breve farão os seus ninhos nos beirais da casa, nas chaminés ou no grosso tronco da velha palmeira. Vieram para ficar e já não partem.
Como é que eu ainda não tinha visto? A Primavera anda a bailar no meu jardim e eu andava distraída. E esta é a altura do ano em que me sinto mais feliz. Os dias crescem mornos e preguiçosos, os corpos vão pedindo agasalhos menos severos, tudo rebenta em luz, cores e aromas. É surpreendente e fascinante como tudo renasce, tudo se renova, a vida enterrada e adormecida debaixo do chão, desperta e retoma o seu lugar. Porque é quase Primavera, sinto uma felicidade secreta, uma esperança renovada, acompanhando o crescer da luz dos dias, o doce temperar do calor das noites, que me prometem o fim do Inverno em mim.

Sem comentários: