segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Mundo dos Afectos


Por que motivo amamos alguém? Por que razão o nosso coração entre tantos seres que conhecemos, elege apenas alguns para aninhar para toda a vida? Porque é que às vezes amamos à primeira vista e outras aprendemos a amar? Amamos a igualdade ou a diferença? Peças diferentes que por isso se encaixam, ou almas gémeas que vêem a vida através de um mesmo olhar? Estranhíssimo mundo, este dos afectos. O mais valioso de todos os mundos é misterioso e insondável... surpreendente.
Quando amamos alguém, fazêmo-lo porque sim. Haverá outra explicação? Quando decidimos partilhar a vida com alguém, não nos dedicamos a uma análise fria, detalhada, minuciosa, dos pontos em comum e das rotas de colisão... entregamo-nos e é só. Depois, os afectos encarregam-se de limar arestas e de encontrar linhas paralelas, de traçar tangentes ou perpendiculares... Ninguém molda ninguém, amamos as pessoas apenas porque elas são assim. Ponto final.
Entre os meus afectos, encontram-se pessoas que pensam como eu e outras tão diferentes que não consigo achar um denominador comum... e isso importa? A emoção tem isso em conta?
Gosto de utilizar a metáfora das cores e tenho a inusitada teoria de que as pessoas são coloridas, apresentando até dentro da mesma cor, várias cambiantes e tonalidades. Ora todas as cores combinam entre si e todos os tons se completam, portanto, para quê complicar?
Amamos alguém, porque sim. E esta é a única verdade no mundo dos afectos.

1 comentário:

WOLKENGEDANKEN disse...

Certo, é essa a unica verdade, mas nem sempre é facil vive-la....