quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Obrigada, Madiba

 
Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.
 
Nelson  Rolihlahla  Mandela (18 de julho 1918 - 5 de dezembro 2013)

5 comentários:

Anónimo disse...

Espero que hoje,em todas as escolas do mundo,se fale da vida e da luta pela liberdade deste Grande Homem.
Tu, de certeza que o farás.

LC

O Puma disse...

Há HOMENS incomensuráveis

Mar Arável disse...

Na vida não existem pessoas perfeitas
mas algumas são incomensuráveis

Anna disse...

Fiz sim, LC. Eles são muito jovens, pouco atentos às notícias e aos telejornais, a atualidade internacional passa-lhes ao lado… E é obrigação nossa, enquanto professores e educadores, contribuir para que não se demitam do conhecimento do mundo e da vida. Por isso falei-lhes do Madiba, sim. Ignorei o programa, as avaliações, os TPCs, e contei-lhes o que não sabiam. Alguns nunca tinham ouvido sequer o nome; outros foram incapazes de o associar ao país… Mas no final da aula já sabiam, entre outras coisas, que Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul; que pertencia à nobreza tribal e foi o primeiro membro da sua família a frequentar a escola; que era advogado; que foi condenado a prisão perpétua e esteve preso durante 27 anos por lutar contra o regime de apartheid e defender “a nação arco-íris”, onde viveriam como iguais homens negros, brancos, mestiços e indianos / asiáticos; que recebeu, por tudo isto, o prémio nobel da paz, foi premiado pela Amnistia Internacional e a ONU instituiu o dia 18 de julho, data do seu nascimento, como o Dia Internacional Nelson Mandela; que depois de ter deixado o cargo de presidente da África do Sul, renunciou a uma merecida zona de conforto e iniciou outra duríssima batalha: a da luta contra a SIDA.
Fizeram muitas perguntas e a algumas eu não sabia responder… Mas tínhamos a Internet e fomos juntos à procura de respostas. Também eu, hoje, fiquei mais rica…
Nelson Mandela foi um dos maiores líderes morais e políticos do nosso tempo, foi “pilar e farol da humanidade”, como escreveu uma amiga minha… Deu aos outros aquilo que de mais valioso possui um ser humano: o seu amor. Nunca a sua morte poderia atravessar silenciosa, as paredes das minhas salas de aula.
Deixo-te um beijo

Anna disse...

Perfeitamente de acordo com ambos... :)

Um beijo